Ocupa Cacilda!

Setembro Chegou!

Entramos no mês de setembro. A Ocupação continua a pleno vapor, com um novo mês de Palco Aberto, Cardápio Cacilda, apresentações e conversas. Esse mês teremos apresentações do projeto Entrando na Dança – outra realização da Associação Cultural Panorama -, uma companhia de São Paulo e duas criações recentes de companhias cariocas.

No primeiro Palco Aberto contamos com três apresentações.  Las Pelancas, trabalho do Coletivo Projeto Cia, abriu a noite. O trabalho é um estudo do corpo idoso. A companhia consegue pegar elementos que caracterizam os idosos e, com muito humor, traduzir experiências e dificuldades desse corpo que possui certas limitações, mas capacidade para outros movimentos não tão explorados em diferentes fases da vida. Seguimos a noite com a performance Fade Out do Olhar de Laís Castro.  Videoperformance com intervenções presenciais, Laís evoca elementos que a descrevem e atua sobre os mesmos. A  performance trata da sua condição como mulher, negra, suburbana, enfim as diferentes identidades que possuímos e pelas quais somos julgados.  Finalizamos a noite com a presença ilustre de Valéria Martins trazendo seu trabalho Redoma.  Em parceria com Guilherme Veloso, Valéria trabalha o corpo atlético e como esse se comporta perante alguns obstáculos, elementos,  que podem limitá-lo ou criar novas possibilidades de extensão do corpo. Ao final de todos os trabalhos conseguimos realizar pequenas conversas com o público presente onde impressões e sentimentos foram trocados. É sempre muito gratificante ver uma plateia emocionada e disposta.

No Cardápio Cacilda iniciamos o mês de parceria com o Canal Curta. A programação irá mostrar curtas relacionados a dança produzidos pelo Canal assim como filmes de maior duração sobre a dança. Na nossa primeira sessão contamos no menu com um curta sobre as coreógrafas Marcela Levi & Lucía Russo e um longa metragem que mostrava o impacto do espetáculo 21 da Companhia Corpo para a dança no Brasil. Teremos a parceria apenas durante o mês de setembro, então aproveite a programação e venha curtir um cineminha nas noites de quinta-feira.

A programação artística trouxe o espetáculo Gueto (qual o ônibus que pego depois da rodoviária). O espetáculo faz parte do projeto Entrando na Dança que convocou a coreógrafa Sonia Destri Lie para trabalhar com jovens bailarinos ao longo de alguns meses para desenvolver um espetáculo que tivesse como ponto de partida o charme. E, para não deixar ninguém de fora, fechamos a semana com um aulão de charme. Essa foi nossa segunda Domingueira, com muito suingue e ótima participação do público. Todos saíram com gostinho de quero mais e prometendo participar de novas oficinas de charme (e nós com a missão de conseguirmos mais espaços para oficinas).

Sintetizamos a primeira semana e nos preparamos para o resto do mês pois vem muita coisa boa por aí.

VEM OCUPAR O CACILDA COM A GENTE!